quinta-feira, 22 de abril de 2010

"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

Tendo como título esta frase de Fernando Pessoa, queria passar hoje aqui só para lembrar (a você, leitor, e a mim ) a importância de saber ouvir.
Será que estamos realmente ouvindo com a mente e com o coração aquilo que os outros nos falam? Às vezes uma pessoa tenta apenas nos ajudar com uma fala e nós, sem percebermos, rejeitamos. Isso me veio em mente hoje porque além de ter passado por uma situação pessoal, estava estudando sobre a Atenção Pré Natal da gestante e li sobre a importância do enfermeiro saber ouvir os questionamentos, os medos, as fantasias da mulher que está nesta fase tão importante da vida que é a gravidez.
"Escutar é um ato de autoconhecimento e reflexão contínua sobre as próprias fantasias, medos, emoções, amores e desamores. Escutar é
desprendimento de si. Na escuta, o sujeito dispõe-se a conhecer aquilo que talvez esteja muito distante de sua experiência de vida e, por isso, exige grande esforço para compreender e ser capaz de oferecer ajuda, ou melhor, trocar experiências."
(Manual de Pré Natal e Puerpério - Ministério da Saúde).
É preciso saber ouvir :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário